Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa coletiva
Forma autorizada do nome
Gabinete do Secretário de Estado da Recuperação Social
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
- GSERS5
Outra(s) forma(s) do nome
- GSERS
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
datas de existência
1974 - 1976
história
A Secretaria de Estado da Recuperação Social foi criada, conjuntamente com a Secretaria de Estado dos Assuntos Judiciários. pelo Decreto-lei n.º.576 – C/75, de 7 de Outubro, que introduziu algumas alterações na orgânica do VI Governo provisório, chefiado por Pinheiro de Azevedo, de 19 de Setembro de 1975 a 23 de Julho de 1976. Era Ministro da Justiça João de Deus Pinheiro Farinha.
«As necessidades de reforço e de maior maleabilidade das estruturas concernentes à recuperação social, que abrangem os delicados setores da luta contra a criminalidade e de proteção e educação dos menores», determinaram a criação da Secretaria de Estado. Ao Secretário de Estado da Recuperação Social, José Menéres Pimentel, cabia despachar os assuntos respeitantes à Direção Geral dos Serviços Prisionais, à Direção Geral dos Serviços Tutelares de Menores e à Polícia Judiciária.
A Secretaria de Estado foi extinta com a entrada em funções do primeiro Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, de 23 de Julho de 1976 a 23 de Janeiro de 1978.
Locais
status legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
PT/AHMJ/SGMJ/GSERS5